A Magia de Aprender numa Escola da Floresta – Menos tempo de ecrã, mais tempo verde.

movimento bloom

Então, o que é uma escola da floresta? Uma escola da floresta é uma abordagem educativa que acontece num ambiente natural ao ar livre, tipicamente numa área arborizada. A que fomos fica perto de Sintra, Portugal, numa encantadora floresta de pinheiros. É um tipo de aprendizagem experiencial que se concentra no desenvolvimento de habilidades pessoais, sociais e técnicas através de atividades práticas e exploração no ambiente natural. O objetivo de uma escola da floresta é incentivar o amor pela aprendizagem e ajudar as crianças a desenvolver confiança, independência e um sentido de responsabilidade. As escolas da floresta costumam funcionar regularmente, com crianças a frequentar meio-dia ou um dia completo numa base semanal. As atividades numa escola da floresta podem incluir estudo da natureza, brincadeiras ao ar livre, projetos de arte e artesanato, e jogos em grupo.

Posso dizer que o nosso filho adorou, e em apenas uma manhã ele tornou-se mais independente e autoconfiante na natureza, tocando e fazendo perguntas sobre o que estava a ver.

Porque são importantes as escolas da floresta?

  • Proporcionam oportunidades para as crianças aprenderem e brincarem num ambiente natural, o que pode ter um impacto positivo na sua saúde física e mental.
  • Incentivam as crianças a desenvolver um sentido de responsabilidade e respeito pelo mundo natural.
  • Ajudam a construir autoconfiança e independência nas crianças, pois elas têm a liberdade de explorar e tomar decisões próprias dentro de um ambiente seguro e de apoio.
  • Proporcionam uma experiência de aprendizagem única e envolvente que pode fomentar o amor pela aprendizagem e um sentido de curiosidade e admiração.
  • Podem ajudar a promover o desenvolvimento social e emocional, pois as crianças aprendem a trabalhar em conjunto, comunicar eficazmente e resolver conflitos num ambiente natural.
  • Podem ter um impacto positivo na comunidade mais ampla, promovendo a conservação e a sustentabilidade, e fomentando um sentido de ligação ao mundo natural.

O que se aprende numa escola da floresta?

Fomos apenas por um dia, por isso não sou especialista, mas posso dizer com segurança que, em pouco tempo, ele definitivamente se tornou mais confiante num ambiente de floresta e também na sua capacidade de julgar e enfrentar uma situação desafiadora por si mesmo. Estar com outras crianças que se sentiam mais confortáveis e estavam mais habituadas à floresta também o ajudou a relaxar e a ir mais além do que normalmente faria.

O que acontece numa escola da floresta?

No nosso caso, começámos com uma canção para conhecer todos, fizemos uma pequena caminhada enquanto jogávamos jogos, visitámos alguns animais que estão numa pequena quinta, fizemos artesanato numa tenda, brincámos num pequeno riacho para apanhar água e socializámos um pouco antes de voltar. Uff, foi uma manhã bastante ocupada, mas isso não descreve realmente tudo, o nosso filho, por exemplo, gostou muito de aprender sobre uma planta que pode ser usada para substituir palhinhas e agora está sempre à procura delas (azedas).

Adaptar-se às rotinas e processos da escola “normal” após uma escola da floresta?

Isso parece ser um problema comum para alguns pais. Notamos que, ao levar o nosso filho para experimentar atividades diferentes e empolgantes, às vezes ele não quer voltar ao “normal”. Isso é normal e esperado e damos a mesma importância como ele não querer ir para a cama, tomar banho ou desligar a TV.

Qual é a melhor idade para participar numa atividade de escola da floresta?

Não há uma “melhor idade” para frequentar uma escola da floresta, pois os benefícios desta abordagem educativa podem ser apreciados por crianças de todas as idades. Algumas escolas da floresta oferecem programas para crianças muito pequenas, a partir dos 2 ou 3 anos, enquanto outras podem ter programas para crianças mais velhas, até aos 12 ou 13 anos. As atividades e lições numa escola da floresta serão adaptadas à idade e habilidades das crianças no programa. Em geral, crianças que têm pelo menos 3 anos e são relativamente independentes (tomam banho sozinhas por exemplo) podem estar prontas para participar num programa de escola da floresta. No entanto, é importante lembrar que cada criança é diferente e algumas podem estar prontas para este tipo de experiência de aprendizagem mais cedo enquanto outras só mais tarde. Se está a considerar um programa de escola da floresta para o seu filho, é uma boa ideia discutir os interesses e necessidades do seu filho com o pessoal do programa para determinar se é uma boa opção.

Onde fomos?

Fomos a uma atividade matinal em Sintra, Portugal, pelo Movimento Bloom. Eles oferecem tanto programas escolares como atividades e foram super simpáticos e amigáveis. Infelizmente para o nosso filho, vivemos bastante longe de Sintra e na nossa região não há nada semelhante, por isso só podemos ir às atividades de fim de semana quando estão disponíveis.

Existem outras escolas da floresta em Portugal?

Está realmente a tornar-se cada vez mais disponível, mas por agora que eu saiba há escolas em Lisboa – Caminhos da Floresta, em Ovar – Tribo Terra, em Vila Nova de Gaia – Play – Brincar para Crescer e em Mafra – Academia da Alegria. Realmente esperamos que mais comecem a aparecer noutras regiões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *