Serra da Estrela, um lugar de rara beleza em Portugal

Serra da Estrela, um lugar de rara beleza em Portugal 57

Serra da Estrela foi a nossa segunda parte do curso de montanhismo que estávamos a fazer e, na nossa primeira tentativa, enfrentamos um dia de chuva intenso. O curso foi adiado devido ao mau tempo e ao vento que impossibilitava a comunicação ou o trabalho de orientação.

Alguns meses depois, voltamos em janeiro, mesmo antes da pandemia, para um fim de semana de orientação e sobrevivência nas montanhas.

Serra da Estrela é provavelmente o parque nacional mais subestimado de Portugal

É! Os parques naturais de Portugal são abundantes e lindos, mas os mais populares são sempre Douro, Costa Vicentina e, claro, Sintra. A Serra da Estrela geralmente não está no radar da maioria dos viajantes devido à sua distância das principais cidades ou da praia. Mas estou aqui para te dizer que, se amas a natureza e caminhadas, esta é uma escolha excelente e que ainda não está lotada como muitos outros lugares em Portugal.

Este Parque Natural é a maior área protegida de Portugal, localizado no centro do país. A paisagem é marcada por afloramentos rochosos, pedras, cerca de 25 lagos, pastagens cheias de ovelhas e os famosos cães da Serra da Estrela. Estas pastagens são responsáveis pelo famoso Queijo da Serra, um queijo amanteigado produzido de forma artesanal seguindo técnicas ancestrais.

Melhores lugares para caminhar

Adoramos os trilhas que começam no Covão da Ametade. Todos são bons, não importa qual escolhem, tudo neste lugar é um sonho. Vejam o nosso vídeo para ter uma melhor ideia. Já experimentamos outras trilhos, como Poço do Inferno ou os lagos, mas esta continua a ser a nossa favorita.

Deixem um comentário se têm outro que recomendam.

Melhor época para ir?

Acredito que o outono seja provavelmente a melhor época, pois podem ver as folhas amarelas nos vales e também não está muito quente para caminhar nas áreas abertas. No curso que fizemos, estávamos principalmente no inverno e foi muito bom poder estar quase sozinho na montanha.

Onde comer?

Esta é provavelmente a recomendação mais fácil de todas, Varandas da Estrela em Penhas da Saúde, não muito longe da pousada da juventude. Muito boa qualidade e staff super amigável. Não se esqueça de experimentar um prato local feito com Zimbro, uma baga que cresce nesta região.

Podem encontrar a página do Facebook e o número deles aqui: https://www.facebook.com/varandadaestrela

Outros restaurantes que experimentamos foram em Covilhã e Loriga, mas nada que pudéssemos recomendar.

Onde ficar?

Estivemos aqui a explorar cerca de três vezes recentemente e sempre ficamos na “Pousada da Juventude – Penhas da Saúde”, uma pousada da juventude em uma das partes mais altas do Parque Nacional. Eles têm tanto quartos privados quanto beliches e, tendo ficado em ambos, tenho que dizer que a diferença é grande. Os quartos privados têm um valor justo, são modernos e confortáveis, enquanto os beliches no prédio principal são super baratos, mas bastante antigos e, dependendo dos outros hóspedes compartilhando o quarto, pode ou não ser uma noite de descanso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *